não tem muita explicação, é exatamente isso aí, minha classificação atual de melhores filmes pra cada um dos principais gêneros cinematográficos - dez em cada lista. os critérios para a definição dessa separação são extremamente pessoais, portanto, alguns poderão estranhar certas posições de algumas listas, mas a subjetividade me protege de qualquer coisa, até porque, essa história de ficar dividindo em gêneros é polêmica e muitas obras podem ser enquadradas em diversas categorias. o segredo é ter espírito esportivo.
Aventura
01. Profissão: Repórter (Michelangelo (Antonioni, 1975)
Aventura
01. Profissão: Repórter (Michelangelo (Antonioni, 1975)
02. De Volta Para o Futuro (Robert Zemeckis, 1985)
03. O Tesouro de Sierra Madre (John Huston, 1948)
04. Aguirre, a Cólera dos Deuses (Werner Herzog, 1972)
05. Quando Explode a Vingança (Sergio Leone, 1971)
06. Fugindo do Inferno (John Sturges, 1963)
07. Lawrence da Arábia (David Lean, 1967)
08. Os Caçadores da Arca Perdida (Steven Spielberg, 1981)
09. Via Láctea (Luis Buñuel, 1969)
10. Uma Aventura na África (John Huston, 1951)
Comédia
01. O Anjo Exterminador (Luis Buñuel, 1963)
02. Jejum de Amor (Howard Hawks, 1940)
03. Depois de Horas (Martin Scorsese, 1946)
04. Sonhos de um Sedutor (Herbert Ross, 1972)
03. O Tesouro de Sierra Madre (John Huston, 1948)
04. Aguirre, a Cólera dos Deuses (Werner Herzog, 1972)
05. Quando Explode a Vingança (Sergio Leone, 1971)
06. Fugindo do Inferno (John Sturges, 1963)
07. Lawrence da Arábia (David Lean, 1967)
08. Os Caçadores da Arca Perdida (Steven Spielberg, 1981)
09. Via Láctea (Luis Buñuel, 1969)
10. Uma Aventura na África (John Huston, 1951)
Comédia
01. O Anjo Exterminador (Luis Buñuel, 1963)
02. Jejum de Amor (Howard Hawks, 1940)
03. Depois de Horas (Martin Scorsese, 1946)
04. Sonhos de um Sedutor (Herbert Ross, 1972)
05. A Felicidade Não Se Compra (Frank Capra, 1946)
06. Weekend à Francesa (Jean-Luc Godard, 1967)
07. Doutor Fantástico (Stanley Kubrick, 1964)
08. Esse Obscuro Objeto do Desejo (Luis Buñuel, 1977)
09. A Regra do Jogo (Jean Renoir, 1939)
10. Quanto Mais Quente Melhor (Billy Wilder, 1959)
Drama
01. O Ano Passado em Marienbad (Alain Resnais, 1961)
07. Doutor Fantástico (Stanley Kubrick, 1964)
08. Esse Obscuro Objeto do Desejo (Luis Buñuel, 1977)
09. A Regra do Jogo (Jean Renoir, 1939)
10. Quanto Mais Quente Melhor (Billy Wilder, 1959)
Drama
01. O Ano Passado em Marienbad (Alain Resnais, 1961)
02. Spider (David Cronenberg, 2002)
03. A Marca da Maldade (Orson Welles, 1958)
04. Gritos e Sussurros (Ingmar Bergman, 1973)
03. A Marca da Maldade (Orson Welles, 1958)
04. Gritos e Sussurros (Ingmar Bergman, 1973)
05. Taxi Driver (Martin Scorsese, 1976)
06. Era Uma Vez na América (Sergio Leone, 1984)
07. Viver a Vida (Jean-Luc Godard, 1962)
08. Crimes e Pecados (Woody Allen, 1989)
06. Era Uma Vez na América (Sergio Leone, 1984)
07. Viver a Vida (Jean-Luc Godard, 1962)
08. Crimes e Pecados (Woody Allen, 1989)
09. Os Esquecidos (Luis Buñuel, 1950)
10. Crepúsculo dos Deuses (Billy Wilder, 1950)
Ficção-Científica
01. 2001: Uma Odisséia no Espaço (Stanley Kubrick, 1968)
02. Alphaville (Jean-Luc Godard, 1965)
03. Laranja Mecânica (Stanley Kubrick, 1971)
04. Brazil (Terry Gilliam, 1985)
05. Dorminhoco (Woody Allen, 1973)
06. O Vingador do Futuro (Paul Verhoeven, 1991)
04. Brazil (Terry Gilliam, 1985)
05. Dorminhoco (Woody Allen, 1973)
06. O Vingador do Futuro (Paul Verhoeven, 1991)
07. Eles Vivem (John Carpenter, 1988)
08. Fahrenheit 451 (François Truffaut, 1966)
09. Planeta dos Macacos (Franklin J. Schaffner, 1968)
08. Fahrenheit 451 (François Truffaut, 1966)
09. Planeta dos Macacos (Franklin J. Schaffner, 1968)
10. Videodrome (David Cronenberg, 1982)
Guerra
01. Apocalypse Now (Francis Ford Coppola, 1979)
Guerra
01. Apocalypse Now (Francis Ford Coppola, 1979)
02. Nascido Para Matar (Stanley Kubrick, 1986)
03. A Última Noite de Boris Grushenko (Woody Allen, 1975)
04. O Encouraçado Potemkin (Sergei Eisestein, 1925)
05. O Grande Ditador (Charles Chaplin, 1940)
06. Glória Feita de Sangue (Stanley Kubrick, 1957)
07. Tropa de Elite (José Padilha, 2007)
08. A Cruz de Ferro (Sam Peckinpah, 1977)
09. Pecados de Guerra (Brian De Palma, 1989)
10. O Franco-Atirador (Michael Cimino, 1978)
Musical
01. Uma Mulher é uma Mulher (Jean-Luc Godard, 1961)
02. Dançando no Escuro (Lars Von Trier, 2000)
03. Hair (Milos Forman, 1979)
04. Todos Dizem Eu Te Amo (Woody Allen, 1996)
05. De Volta ao Vale das Bonecas (Russ Meyer, 1970)
06. Cantando na Chuva (Gene Kelly e Stanley Donnen, 1952)
07. A Noviça Rebelde (Robert Wise, 1965)
08. O Fantasma do Paraíso (Brian De Palma, 1975)
09. Moulin Rouge – Amor em Vermelho (Baz Luhrmann, 2001)
10. O Show Deve Continuar (Bob Fosse, 1979)
Policial/Ação/etc
01. O Samurai (Jean-Pierre Melville, 1967)
02. Kill Bill (Quentin Tarantino, 2003 e 2004)
03. À Beira do Abismo (Howard Hawks, 1946)
03. À Beira do Abismo (Howard Hawks, 1946)
04. Os Bons Companheiros (Martin Scorsese, 1990)
05. Chinatown (Roman Polanski, 1974)
06. O Grande Golpe (Stanley Kubrick, 1956)
07. Scarface (Brian De Palma, 1983)
07. Scarface (Brian De Palma, 1983)
08. O Bandido da Luz Vermelha (Rogério Sganzerla, 1968)
09. Made in U.S.A (Jean-Luc Godard, 1966)
10. Ajuste Final (Joel & Ethan Coen, 1991)
Romance
01. O Demônio das Onze Horas (Jean-Luc Godard, 1965)
09. Made in U.S.A (Jean-Luc Godard, 1966)
10. Ajuste Final (Joel & Ethan Coen, 1991)
Romance
01. O Demônio das Onze Horas (Jean-Luc Godard, 1965)
02. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Woody Allen, 1977)
03. A Mosca (David Cronenberg, 1986)
04. Clamor do Sexo (Elia Kazan, 1961)
05. Um Corpo Que Cai (Alfred Hitchcock, 1958)
06. Hiroshima Meu Amor (Alain Resnais, 1959)
07. Kill Bill Vol. 2 (Quentin Tarantino, 2003 e 2004)
08. Cidade dos Sonhos (David Lynch, 2001)
09. Antes do Amanhecer (Richard Linklater, 1995)
10. A Primeira Noite de um Homem (Mike Nichols, 1967)
Suspense
01.Veludo Azul (David Lynch, 1986)
02. Janela Indiscreta (Alfred Hitchcock, 1954)
03. A Tortura do Medo (Michael Powell, 1960)
04. Blow Up (Michelangelo Antonioni, 1965)
05. Um Tiro na Noite (Brian De Palma, 1981)
06. O Salário do Medo (Henri-Georges Clouzot, 1953)
07. O Inquilino (Roman Polanski, 1976)
08. Crash - Estranhos Prazeres (David Cronenberg, 1996)
09. O Criado (Joseph Losey, 1963)
10. Ensaio de um Crime (Luis Buñuel, 1955)
Terror
01. A Hora do Lobo (Ingmar Bergman, 1968)
02. Repulsa ao Sexo (Roman Polanski, 1964)
03. Carrie – A Estranha (Brian De Palma, 1976)
04. Gêmeos - Mórbida Semelhança (David Cronenberg, 1988)
05. Império dos Sonhos (David Lynch, 2006)
06. O Bebê de Rosemary (Roman Polanski, 1968)
07. Os Olhos Sem Rosto (Georges Franju, 1960)
08. Os Inocentes (Jack Clayton, 1961)
09. O Iluminado (StanleyKubrick, 1980)
10. Inverno de Sangue em Veneza (Nicholas Roeg, 1973)
Western
01. Meu Ódio Será Tua Herança (Sam Peckinpah, 1969)
06. O Bebê de Rosemary (Roman Polanski, 1968)
07. Os Olhos Sem Rosto (Georges Franju, 1960)
08. Os Inocentes (Jack Clayton, 1961)
09. O Iluminado (StanleyKubrick, 1980)
10. Inverno de Sangue em Veneza (Nicholas Roeg, 1973)
Western
01. Meu Ódio Será Tua Herança (Sam Peckinpah, 1969)
02. Era Uma Vez no Oeste (Sergio Leone, 1968)
03. Quando os Homens São Homens (Robert Altman, 1971)
04. Onde Começa o Inferno (Howard Hawks, 1959)
05. O Homem Que Matou o Facínora (John Ford, 1962)
03. Quando os Homens São Homens (Robert Altman, 1971)
04. Onde Começa o Inferno (Howard Hawks, 1959)
05. O Homem Que Matou o Facínora (John Ford, 1962)
06. Pistoleiros do Entardecer (Sam Peckinpah, 1961)
07. Três Homens em Conflito (Sergio Leone, 1967)
08. Matar ou Morrer (Fred Zinnemann, 1952)
09. Rastros de Ódio (John Ford, 1956)
10. Os Brutos Também Amam (George Stevens, 1953)
08. Matar ou Morrer (Fred Zinnemann, 1952)
09. Rastros de Ódio (John Ford, 1956)
10. Os Brutos Também Amam (George Stevens, 1953)
Um comentário:
Os filmes estão muito bem distribuídos. Principalmente no "Top Guerra". Meu gosto é quase o mesmo, digamos que 50 % das obras mencionadas também estão entre minhas preferidas.
Postar um comentário