sábado, 12 de abril de 2008

Melhores Filmes da Década de 60

Muita coisa boa ficou de fora, mas aí vai:

01. O Demônio das Onze Horas (Pierrot le Fou; Jean-Luc Godard, 1965)
02. Meu Ódio Será Tua Herança (The Wild Bunch; Sam Peckinpah, 1969)
03. O Ano Passado em Marienbad (L'Année Dernière à Marienbad; Alain Resnais, 1961)
04. O Anjo Exterminador (El Angel Exterminador; Luis Buñuel, 1963)
05. O Eclipse (L’Eclisse; Michelangelo Antonioni, 1962)
06. A Hora do Lobo (Vargtimmen; Ingmar Bergman, 1968)
07. A Tortura do Medo (Peeping Tom; Michael Powell, 1960)
08. Repulsa ao Sexo (Repulsion; Roman Polanski, 1965)
09. O Samurai (Le Samourai; Jean-Pierre Melville, 1967)
10. Era Uma Vez no Oeste (C'era una Volta il West; Sergio Leone, 1968)
11. Blow Up – Depois Daquele Beijo (Blow Up; Michelangelo Antonioni, 1966)
12. Weekend à Francesa (Week-End; Jean-Luc Godard, 1966)
13. 2001: Uma Odisséia no Espaço (2001: A Space Odissey; Stanley Kubrick, 1968)
14. Uma Mulher é uma Mulher (Une Femme est une Femme; Jean-Luc Godard, 1961)
15. Clamor do Sexo (Splendor in the Glass; Elia Kazan, 1961)
16. São Paulo S.A (São Paulo S.A; Luis Sergio Person, 1968)
17. O Criado (The Servant; Joseph Losey, 1962)
18. Viver a Vida (Vivre sa Vie; Jean-Luc Godard, 1962)
19. O Bandido da Luz Vermelha (Rogério Sganzerla, 1968)
20. A Primeira Noite de um Homem (The Graduate; Mick Nichols, 1967)
21. O Desprezo (Le Mépris; Jean-Luc Godard, 1963)
22. A Aventura (L’Avventura, Michelangelo Antonioni, 1960)
23. Doutor Fantástico (Doctor Strangelove; Stanley Kubrick, 1963)

24. O Beijo Amargo (The Naked Kiss; Samuel Fuller, 1964)
25. A Bela da Tarde (Le Belle de Jour; Luis Buñuel, 1967)
26. Os Olhos Sem Rosto (Les Yeux sans visage; Georges Franju, 1960)
27. Persona – Quando Duas Mulheres Pecam (Persona; Ingmar Bergman, 1966)
28. O Bebê de Rosemary (Rosemary’s Baby; Roman Polanski, 1968)
29. Hatari! (Hatari!; Howard Hawks, 1962)
30. O Homem Que Matou o Facínora (The Man Who Shot Liberty Valance; John Ford, 1962)

Talvez depois eu edite algumas referências a filmes não citados.

7 comentários:

James Dean disse...

sua década preferida né?!

não vi muita coisa disso aí, mas a lista me surpreendeu bastante, e notei que seus gostos mudaram muito nesses "anos" que te conheço.

porém, tenho muita curiosidade em ver todos esses. aí depois, quem sabe, discutimos melhor. ok?

*a posição de "dr. strangelove" me decepcionou. mas te perdôo, hehe

Daniel Dalpizzolo disse...

a melhor década, sim senhor.

a questão da "mudança de gosto" é que, atualmente, estou numa fase muito cinema-francês, o que explica a não incursão de um montão de filmes dos usa, italia e etc em detrimento à abundância de filmes franceses.

e o dr.strangelove está muito bem colocado. acha que é pra qualquer um ter seu nome numa lista dessas, ué? hehe.

Lucas Murari disse...

Também considero "60", como a melhor década do cinema.

1ª 60
2° 70 (superior a 20 no sentido quantidade, mas no quesito qualidade é pau a pau. dei essa colocação pra 70 pq assisti 'Straw Dogs' essa semana e ainda estou sobre efeito)
3° 20
4° 80

Obras essenciais que merecem ser vistas ou revistas e que colocaria na lista da década 60:

Andrei Roublev, Tarkovsky
Soy Cuba, Kalatazov
O Processo, Welles
Rocco e seus irmãos, Visconti
8 ½, Fellini
Faces, Cassavetes
Jules et Jim, Truffaut
Au Hasard Balthazar, Bresson
La Jetée, Marker
Fando y Lis, Jororowsky
Terra em Transe, Rocha
Três homens em conflito, Leone
A tortura do medo, Powell
Deus e o Diabo na terra do Sol, Rocha
A doce vida, Fellini
Vidas Secas, Santos

Lucas Murari disse...

errei, 4ª melhor década é 50.

Anônimo disse...

Ainda falta muito para eu ver dos 60's, serve de recomendação, mas, no momento, minha favorita é a de 70, mais por quantidade de coisas ótimas, porque a 'média' é a mesma com a dos 60 (só do Bergman tem três que eu amo: Vergonha, A Paixão de Anna e Persona; fora A Hora do Lobo que eu sei que é dos teus, he).

A posição que me decepcionou - pode? - foi a de 2001 (acho que o povo de Erechim precisa rever Kubrick, estão começando a jogá-lo lá para os confins das listas, hehe).

Daniel Dalpizzolo disse...

Sopa, 2001 é OP, assim como todos os outros da lista.

Lucas, alguns desses que vc citou eu gosto, outros não gosto, outros não vi - e alguns pretendo ver logo.

E a Tortura do Medo entrou no meu sim, lá nas primeiras posições - tá no meu top dez de preferidos, ué.

Wiliam Domingos disse...

Tempos que parecem não voltar a se repetir!

Precisamos de novos David Lean, Fellini e outros nomes desta trupe...
Estou em falta com muitos nomes da lista, mas sempre que posso estou conferindo!
Abraço!
Bacana o blog, também tenho um...aparece por lá!