sábado, 29 de março de 2008

Meu Ódio Será Tua Herança (Sam Peckinpah, 1969)

Não existe melhor representante do que realmente foram os protagonistas e os elementos de um western, principalmente por essa noção de código de honra pessoal quando o pessoal, na realidade, é o próprio grupo. Porque o grande personagem do western, no fim, nada mais é do que a sociedade moderna sendo constituída através do sangue e da violência. E os homens morrendo um a um para que isso aconteça.

Poucas sessões em toda a minha vida foram tão intensas quanto esta de Meu Ódio Será Tua Herança – mesmo que tenha sido uma revisão. O filme simplesmente desbancou todos os outros faroestes que eu já vi; jogou-os no lixo; reduziu obras como Era Uma Vez no Oeste ou Onde Começa o Inferno a meras migalhas cinematográficas - não exatamente isso, mas o massacre é absurdo. O resultado foi tão intenso, perturbador, devastador, que até mesmo o posto do meu filme preferido entrou em risco.

Nem consigo encontrar palavras pra descrever esse tipo de sensação – até porque, para tornar tudo ainda mais interessante, as sensações são indescritíveis. Mas vale dizer que esta obra-prima de Sam Peckinpah é, de longe, o maior trunfo que o cinema norte-americano conseguiu produzir ao longo de seus mais de cem anos de existência. Um imenso paradoxo, que conseguiu engolir o filme mais triste e, ao mesmo tempo, mais bonito do mundo.

4 comentários:

James Dean disse...

"meu ódio será sua herança" não é apenas um dos 5 melhores westerns de todos os tempos, mas também um dos 5 melhores filmes de ação.

o melhor de peckinpah, indiscutivelmente uma obra-prima rara. supera inclusive uma das coisas mais geniais que já vi do diretor, "tragam-me a cabeça de alfredo garcia".

peckinpah é mestre, não há o que questionar. você, dan, gosta muito dele assim como eu. sabemos que o cara é sim o "poeta da morte", por mais profundo que isso possa significar. ainda não vi "pistoleiros do entardecer", mas já estou com a fita, e quem sabe muito em breve...

voltando, "meu ódio será sua herança" é inesquecível e foi, acho, o primeiro grande faroeste que vi. acredite!

Daniel Dalpizzolo disse...

meu ódio será tua herança, além de um dos melhores filmes do mundo, é também o melhor dentro do gênero mais complexo do cinema, com certeza.

James Dean disse...

me admira o fato de ele ter se tornado um de seus filmes preferidos. pra quem havia dado 7/10 tempos atrás.

Daniel Dalpizzolo disse...

eu tinha visto a mais de cinco anos. nem lembrava mais.